Pobreza no Porto – Abaixo de cão (III)

30 Out

Estes bairros são guettos que se reconstituem permanentemente e apresentam sinais claros de deliquescência das instâncias tradicionais de controlo social. Não está lá nem a família – as pessoas vivem frequentemente sós ou em famílias que implodiram há muito, nem a igreja e o seu habitual enquadramento de preocupação social, conforto espiritual e ritualização, nem a escola e o futuro a si associado, nem qualquer outra forma de organização e associação.

Voltou a crescer o número de analfabetos, a violência entre os jovens e o número de membros de gangs. Disparou a criminalidade a um ponto que fugiu completamente do controlo. Já “ninguém lá vai”. Retrocederam todos os parâmetros de qualidade de vida, a começar pelo acesso à saúde. As pessoas, sobretudo os idosos, não têm, nestas condições, vidas viáveis.

Isto existe, é assim, e toda a lógica dos bairros está errada e é perigosa. Podemos dar a esta situação a visibilidade que merece e debater com seriedade soluções que congreguem autarquias, empresas e técnicos em projectos reais que incidam mais do que na reconstituição daqueles edifícios, nas relações e na dignidade, com uma lógica social e de urbanismo continuadas.

Uma vez que parece começar a ser evidente que o capitalismo não foi o fim da história, a existir um sentido para ela, ele passará necessariamente pela nossa disponibilidade para enfrentar o intolerável, tentar inverter a tendência do curso dos acontecimentos e “ganhar tempo” contra o mal e a dor dos homens. Podemos começar por acreditar que é uma questão de reabilitar a nossa inteligência sob a forma mais nobre, a da ética, e pô-la a funcionar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: