De como o mostrar se tornou a pornografia do nosso tempo

6 Out

Imagem 1

Quando ouvi falar do projecto “Days with my father”, a história da relação de um filho com um pai em fim de vida, senti-me incomodado com a pergunta “Porque é que alguém decide pôr uma coisa tão íntima na net” e decidi visitar o site. Com uma construção inteligente, um grafismo elegante e algumas imagens boas, tocantes e íntimas, demasiado íntimas, conduz-nos a um último ecran que contém a frase “please notify me when the book comes out”. Chocante. Confirmavam-se os receios iniciais e o desconforto que se sentia com o despudor “soft” de algumas imagens e comentários laterais. Um pai, uma história, uma suposta homenagem, montados para vender emoções, reduzidos a uma acção de marketing tanto mais condenável quanto mais elaborada.

A literatura está carregada de referências à figura do pai, algumas das quais constituem vinganças tardias. Mas a que me veio à memória, pelas melhores razões e pelo contraste, foi a de Laurence Stern, em “A vida e opiniões de Tristan Shandy”:

“Apesar dos muitos retratos que eu já fiz do meu pai, e por muita parecença que tenham com ele nos seus diferentes ares e posturas, nem um, ou todos juntos, poderão ajudar o leitor a fazer a mínima ideia de como o meu pai pensava, falava ou agia em quaisquer novas circunstâncias ou ocorrências da vida. Havia nele uma tal infinidade de singularidades, e de acasos que as acompanhavam, que saber por que rabo é que ele agarraria numa coisa, desconcertaria, Senhor, todas as conjecturas. A verdade é que a sua estrada se afastava a tal ponto daquela por onde a maior parte dos homens viajava, que cada objecto se apresentava ao olhar dele com uma superfície e uma secção inteiramente diferentes do plano e do corte com que o resto da humanidade o via. Por outras palavras, era um objecto diferente, e consequentemente era visto de maneira diferente.”

Será preciso sublinhar as diferenças? A avaliar pelos comentários incluídos no site e pela forma como se confundem as coisas, sim.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: