Desactivar o Facebook

1 Out

Uma das definições de sabedoria que mais me agrada, é a de conseguir “participar de” ou atingir uma espécie de quietude em si mesmo. Um tipo de quietude eventualmente emanada de Deus, mas em todo o caso auto-referencial. Uma quietude qualificada como uma vida, em oposição à formulação de Santo Agostinho de uma vida condenada à inquietude: “in experimentis volvimur”, de prova em prova.

“Todo o Ser no conjunto do mundo é um Tempo separado num contínuo. E dado que o Ser é Tempo, eu sou o meu Ser-Tempo”

A ideia, expressa nesta citação de Eihei Dogen, no séc. XII, postulava que a substância e o eu são postos em causa pelo movimento, mas não podia antecipar que, nove séculos mais tarde, num tempo em que era suposto não sentirmos a angústia do aborrecimento ela se amplia todos os dias através da circulação da informação.
Sem sequer nos apercebermos, está em marcha um mecanismo que torna cada vez mais impraticável a quietude e o desfrute, indistinguível a amizade de um mero contacto. Parece não existir qualquer possibilidade de nos escondermos do movimento e não resta nenhuma circunstância que o detenha no seu acto de transformar tudo na sua aparência, reduzindo a pessoa ao “avatar” que desfila numa cada vez mais longa lista.
Quando a velha fómula de Heidegger de “estar-no-mundo” como “estar-na-complexidade” se amplia até o “estar-no-caos” ou pior, até este insubstancial movimento hipnótico colectivo através do qual confirmamos o pedido de amizade de alguém, reduz-se o significado e pouco nos restitui o exercício de prestar atenção ou pensar. Com amigos verdadeiros no mundo real, só temos de escolher o que fazemos com o nosso “Ser-Tempo” e “desactivarmo-nos”, salvaguardando, na medida do possível, o nosso espaço privado no mundo “off-line”. Foi o que fiz hoje.

Anúncios

Uma resposta to “Desactivar o Facebook”

  1. Elisabete Batista 03/01/2010 às 17:29 #

    .—-pretendo deixar de fazer parte do facebook. Com os meu cumprimentos

    Elisabete

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: