O Berlusconi ensinou-o a abotoar-se…

16 Set

Já fazia falta um manual de deixas para entrevistas favoráveis. O Ricardo Araújo Pereira só começou a escrevê-lo ontem, mas promete. O registo educadinho, tão educadinho que as melhores piadas vieram de Sócrates, as provocações que não o foram e abriam a deixa para o Primeiro-Ministro, o registo reverencial e inofensivo, não ajudaram a esmiuçar nada.
Humor, se o houve, partiu de Sócrates quando, depois de recordar a condição de pai atento (que a avaliar pelas repetidas referências, deve ser recente), se sai com esta pérola premonitória: “Pensei que esse seu passado estalinista fosse já passado. O Ricardo Araújo Pereira está já numa idade em que se tornará um bom social democrata rapidamente”. Nem eu diria melhor.

Nunca faltou sentido de humor aos políticos, pelo que foi de mestre fazer o programa em plena campanha, compensando o esgotamento dos “gatos” e recolhendo audiências decentes. Quanto a ti RAP, quem sou eu que ando tão falho de criatividade para falar da tua. Visto daqui, não é que a entrevista te tenha corrido mal. Mas bem, mesmo mesmo bem, correu ao Sócrates. Tão bem, tão encaixadinha que, se fosse um jogo de futebol, coisas como aquela do magalhães pareciam benefício do infractor. Ainda te mandei umas perguntas para o mail, mas não deves ter visto. Olha… fica para a próxima. Entretanto deixo-te aqui uma ou duas dicas, por descargo de consciência e porque não quero que fiques sem respostas ou pareça que andas para aí a fazer fretes.

Então ficamos a saber que o Sócrates aprendeu com o alfaiate Berlusconni a abotoar-se e tu deixas passar uma dessas em claro? Também já sabiamos que outro dos amigos do Sócrates era o Chavez e tu tornas a perder a oportunidade, quando podias aproveitar para exportar os “gatos” junto com o magalhães?
Olha lá… aquela do “manter o seu emprego” à medida da resposta “sabe, isto não é um emprego”, não foi combinada na reunião com os acessores, pois não? É que podias ter introduzido o tema, lembrando que o homem que despediu os 15 ministros em directo, podia perfeitamente ter despedido também os secretários de estado, mas poupou-os porque sempre são mais de 600.

Uma vez que o vosso humor já não é o que era, não achas que era tempo de ires fazendo umas economias com os trocados que tens amealhado e enquanto dura aquela porcaria dos anúncios da Meo? É que havendo a hipótese de Sócrates vir a ser “vítima da ingratidão dos portugueses” perdendo as eleições, aproveitavas para lhe cravar um projectozinho como os que assinou há uns tempos, para aquelas casas todas catitas forradas a azulejos, lembras-te? Mas tens de ser rápido, não vá ele saltar para a presidência de uma empresa espanhola, como aquele que é militante do PS mas gosta do programa do PSD. Palavra que tenho o nome debaixo da língua mas só me vem à cabeça aquela música dos “dois amores”. Ufh…estava a ver que não me lembrava, o Joaquim!

Se tivesses feito uma entrevista de jeito, terminavas em beleza e até perguntavas se podias esperar manter o lugar ou se tinhas de rever a tua forma de esmiuçar primeiros-ministros. Tudo com a maior elevação. Assim, levaste com a sugestão de aproveitar a oportunidade para conhecer melhor a Clara. Ficou toda a gente a saber das tuas inclinações. Pela forma como te tramou, acho que aprendeu mais do que parece com o Sarkozy e o Berlusconi. Têm-lhe dado traquejo, as amizades…

Quanto ao resto, sempre que precisares, já sabes. E muda o nome a isso. Se calhar já existe, mas ocorreu-me “Yes, Minister!”? Que achas?

Anúncios

Uma resposta to “O Berlusconi ensinou-o a abotoar-se…”

  1. IP 17/09/2009 às 13:52 #

    Sabes que estas coisas são… quanto mais alto se sobe, maiores são os poderes instalados a que se sucumbe. Afinal, começam a estar cada vez melhor instalados eles próprios também na vida e isso tem grandes custos. Mesmo que um dia quisessem virar costas a tudo já não poderiam, há um nível de vida a manter que é cada vez mais elevado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: