11’09”01

11 Set

O 11 de Setembro de 2001 foi algo que não nos atreveríamos nunca a imaginar. Em tempo real, imagens da catástrofe em toda a sua violência, atingiram-nos nas nossas casas. De um golpe, a aflição tornou-se universal.
(…) Evocar o eco planetário deste evento de outra forma que não a destas imagens terríveis, impôs-nos rapidamente um dever de reflexão. Uma reflexão que não poderia apenas cingir-se ao presente mas ser orientada ao futuro e fosse capaz de mudar de lugar, de viajar. Que respondesse às imagens com outras imagens.
Pedi assim a 11 conhecidos realizadores um olhar que partisse das suas culturas, das suas memórias, das suas histórias, da sua linguagem. O objectivo definido era “criar um filme de onze minutos, nove segundos e um frame – 11’09’’01 – em torno dos eventos do 11 de Setembro e das suas consequências” – Declaração do produtor.

Destaque para a forma como o olhar doce e triste de Sean Penn, o único americano que integra este trabalho, revela a capacidade de se rever ao espelho e consegue inspirar um respeito profundo. No comovente pano de fundo da tragédia pessoal e do alheamento daquele homem de idade, a representação da queda da torre através do percurso da luz que volta a iluminar o interior do apartamento, é uma imagem difícil de esquecer.
Ken Loach fala de outro 11 de Setembro no seu filme, o do Chile, onde na mesma data se cumprem 36 anos sobre o golpe de estado que, financiado e aprovado por Nixon e Kissinger, derrubou Salvador Allende através do assassinato e abriu caminho a uma ditadura sangrenta.

Vale a pena reflectir no horror do 11 de Setembro e naqueles a que se assistimos um pouco por todo o mundo. O memorial que este conjunto de filmes constitui, é um convite oportuno.

Anúncios

Uma resposta to “11’09”01”

  1. O Moscardo 11/09/2009 às 21:06 #

    lindíssimo post…
    Não resisti a fazer-lhe um link.
    abraços.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: