Bom é aquilo que nos dizem que é

9 Set

Este vídeo está na net há algum tempo. O “Washington Post” decidiu lançar um debate sobre valor, contexto e arte. Convidou Joshua Bell, um dos mais importantes violinistas do mundo, a interpretar num Stradivarius de 1713, a mesma peça que havia tocado dias antes no Symphony Hall de Boston, com lugares a 100 dólares.
Bell desceu humildemente na estação do metro de Washington vestindo jeans, camisa e boné, encostou-se próximo da entrada, tirou o violino da caixa e começou a tocar para a multidão que por ali passava na hora de ponta. Durante 45 minutos foi apenas reconhecido por uma mulher e ignorado pelos restantes homens e mulheres apressados, copo de café na mão, telemóvel no ouvido, indiferentes ao violino.

Ainda há pouco falava disto a propósito de Juan Muñoz cujas esculturas ao ar livre continuam a ser ignoradas e vandalizadas na cidade do Porto, embora a sua exposição recente em Serralves haja sido um sucesso de afluência. Bom, é aquilo que nos dizem que é, o que foi validado e tem a moldura de uma instituição ou é tema nos media. Bem-vindos ao mundo da aparência e da representação.

Anúncios

Uma resposta to “Bom é aquilo que nos dizem que é”

  1. Helder Robalo 10/09/2009 às 11:59 #

    Já conhecia este vídeo e a iniciativa, mas continuo, como no primeiro momento em que ouvi falar deles, a pensar exactamente isto. Não sabemos dar valor ao que nos é “oferecido” de forma singela no dia-a-dia. Como as esculturas de Juan Muñoz que nunca me dei ao trabalho de ir ver ao Jardim da Cordoaria, mas que fui a “correr” ver a Serralves.
    De facto não podia concordar mais com o texto!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: