Para além do mal

23 Ago

A propósito da pintura de Paul Klee “Angelus Novus” que mostra um anjo cujo rosto parece virar-se para o passado, Walter Benjamim, disse

Onde nós percebemos uma cadeia de acontecimentos, ele vê somente uma catástrofe única, que lança e acumula sem cessar aos seus pés escombros sobre escombros. O anjo gostaria de ficar, despertar os mortos, e reparar o que foi destruído. Mas do paraíso sopra uma tempestade, que lhe apanha as asas com tal violência que não pode voltar a fechá-las. A tempestade impele-o irresistivelmente na direcção do futuro para o qual está de costas voltadas, enquanto o amontoado de ruínas cresce à altura do céu. Esta tempestade é aquilo a que chamamos progresso

Este extraordinário filme promocional da Philips, representa como banalidade espectacular uma orgia de morte. Transporta-nos como voyeurs de uma cena congelada no sentido histórico e literal, mas percorre-a extensamente, fazendo-nos participantes da pornografia do nosso tempo, a visibilidade total e o poder experimentável, num jogo de vídeo ao qual sujeitamos os sentidos a um caos absoluto.

Nesta pulsão/constrangimento que faz perder a quem a experimenta a possibilidade da classificação, desorienta-se a nossa relação com a representação que temos do bem e do mal. Separados do princípio da realidade e, face à imposição da fruição da violência brutal, nenhuma liberdade nos resta para além de lhe resistirmos.
Esvaziada a narrativa e retirada a espessura que um motivo lhe daria, a fruição do excesso mostrado em suspenção e a nossa atracção e tolerância à cena são eloquentes símbolos pós-modernos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: