De como as pessoas, para permanecerem sãs, preferem não saber

27 Jun

“A visão do mundo do Partido impunha-se com maior sucesso às pessoas incapazes de compreendê-la. Elas podiam ser levadas a aceitar as mais flagrantes violações da realidade porque nunca haviam compreendido plenamente a abominação do que lhes era pedido e não estavam suficientemente interessadas em eventos públicos para observar o que estava a acontecer. Por falta de compreensão, elas permaneciam sãs. Simplesmente engoliam tudo, e o que engoliam não lhes fazia nenhum mal porque não deixava resíduo, assim como um grão de milho passa indigerido através do corpo de uma ave”.

George Orwell (Eric Arthur Blair) in 1984

No fundo é a maneira como evitamos o sofrimento que nos faz sofrer. É assim que, ao tentar sobreviver evitando saber, perdemos a sanidade que julgamos estar a proteger. E foi assim também que acontecerem os grandes desastres da humanidade, como o holocausto. Apenas porque as pessoas preferiram não saber, uma vez que reconhecer o que se estava a passar podia destruir o equilíbrio a que haviam chegado.

Anúncios

Uma resposta to “De como as pessoas, para permanecerem sãs, preferem não saber”

  1. IP 28/06/2009 às 21:56 #

    O que é mais terrível, sabes, é a sensação de que as palavras de George Orwell sobre um mundo imaginário se aplicam de forma tão assustadora aos dias de hoje. As pessoas não querem saber e abominam todos os que incomodam a sua vidinha amorfa e miserável tentando acordá-las para a realidade que as rodeia. Até o Holocausto começa a ser esquecido… Lamentavelmente. Parabéns. Não só pelos temas que abordas mas sobretudo pela acutilância com que o fazes. Continua.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: