Confusos?

29 Maio

Se pensa que uma denominação de origem não pode ascender a categoria política, está redondamente enganado. Tinhamos o cão-de-água ibérico (do Obama), o “macho” ibérico (Luís Figo, segundo a imprensa espanhola) e temos agora um candidato tão ibérico como o “jamon”- Durão Barroso.

Três dirigentes da social-democracia europeia, Zapatero, Sócrates e Gordon Brown, defendem a continuidade de quem chegou à presidência da Comissão pela mão de Aznar, Blair e indirectamente G. Bush, e fazem-no em consonância com a esperada maioria do grupo parlamentar do Partido Popular Europeu. É um enlevo vê-los a falar a mesma linguagem, participar nos comícios uns dos outros, mostrar aos respectivos eleitorados que ainda não integraram a ideia de uma europa política e não diplomática e que pensam, na realidade, que os interesses dos respectivos países serão melhor representados por “um dos nossos”, que por alguém que partilhe o mesmo projecto político. Assim sendo, e para clarificar as opções, porque não colocam Durão Barroso nos respectivos cartazes? As pessoas começavam a perceber melhor que aquilo que os distingue é muito menos do que aquilo que os une.

Aquilo que nunca perceberiam, se em política houvesse memória, era que aquilo que é verdade hoje, é mentira amanhã e, ao contrário do que foi repetidamente afirmado na campanha do PS para as últimas legislativas, afinal a queda do XV governo com a ida de Durão Barroso para Bruxelas não foi uma fuga mas uma decisão tão clarividente quanto, passados 5 anos, as mesmas pessoas que o criticavam passaram a achar que Durão Barroso deve suceder a ele próprio.

A parte boa da história é que, graças a eles, podemos encontrar dois dos heróis da cimeira dos Açores, Blair e Barroso, em plena disputa da liderança da UE na época de Obama. Blair é o candidato de Sarkozy.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: