Bêbados e polícias

7 Maio

Dizes não ter religião, mas, uma ou outra noite por semana, lá voltas a telefonar à polícia para fazer queixa dos bêbados do parque. Lá estão eles outra vez. Já passa da meia-noite e eles soltam gritos incoerentes e cantam para as estrelas.
O que tu não sabes é que, sempre que os bêbedos deixam a taberna, o empregado de bar os avisa:
Vocês portem-se bem. Não queiram levar uma sova da polícia. Não se deixem apanhar!
Oh, não – dizem os bêbedos. – Deixamos lá, agora.
Todavia, chegados à rua, os bêbedos vêm as estrelas e não se contém. Contornam o lago aos bordos, cantando louvores. Como adoram o universo e os seus mistérios! Sejam quais forem as suas palavras exactas, o que cantam é sempre Obrigado!
Mal a polícia chega, os bêbedos desatam a rir. Não tentam escapar. Os polícias prendem-nos e levam-nos para a cadeia, onde os bêbedos dormem para curar a piela. Ao acordar, pagam as suas multas, vão para casa, e dormem mais um pouco.
Por fim, têm de se preparar para o trabalho. Lavam-se e fazem a barba, estes homens antes bêbedos e agora completamente sóbrios. Vestem os uniformes, ficam as pistolas e casse-têtes aos cintos. Já na estação, o sargento do turno da noite diz-lhes:
Houve mais queixas de bêbedos no parque. É preciso acabar com isto de uma vez por todas. Quando os trouxerem, não se ponham com delicadezas.
Oh, não – dizem os polícias. – Pomos lá agora.
Todavia, chegados ao parque, escutam os louvores e não se contém. Ao prenderem os bêbedos, os polícias certificam-se de que as algemas não ficam muito apertadas. Conduzem os celebrantes às suas celas como se de irmãos se tratassem.
Aos olhos desta igreja, são efectivamente irmãos. Beber e prender são os dois sacramentos da sua religião. E tu, com os teus telefonemas, és, sem saber, um membro secreto da congregação.

Bruce Holland Rogers. Informação adicional em www.livrosdeareia.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: